post image

Piolho: Saiba o que é mito e o que é verdade com relação a esse inseto

Criança com cabeça coçando, e logo vem a constatação: Sim, é piolho, que são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

E o que fazer? Liga para vizinha, liga pra mãe, liga para aquela tia que tratava o piolho das crianças da família, liga pra amiga que tem filho pequeno e ainda faz pesquisa na internet. Com tantas dicas e simpatias, fica difícil saber o que é melhor fazer nesses casos.

Mas, é muito importante não aplicar produtos não recomendados nas cabeças das crianças, pois podem causar alergias e lesões no couro cabeludo. A melhor forma de se eliminar os piolhos é por meio do uso diário de pente fino, que deve ser passado no cabelo dividido em partes, e usado da base até o final dos fios. 

Vale lembrar também que apesar de ser um inseto, o piolho não tem a capacidade de voar, uma vez que não possui asas, e nem de pular, pois não possui pernas adaptadas para o salto, como é o caso da pulga. A transmissão pode ocorrer de duas maneiras: por meio do contato direto, encostando cabeças para tirar uma fotografia, por exemplo, ou pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal. Por isso, evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como bonés, pentes e escovas, prendedores de cabelo, lenços, bandanas ou capacetes.

Fonte: Blog da Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: