post image

Falta à consultas de rotina provoca aumento de 65 mil novos casos de câncer de próstata

O hábito de ir ao médico, realizar consultas, exames preventivos e tratamentos de saúde são ações pouco praticadas por homens no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, em 2021 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Com a baixa procura por esse gênero aos serviços de saúde, diversos problemas têm sido intensificados e provocado a gravidade de doenças, como diabetes e câncer de próstata.

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou um dado preocupante, cerca de 47,6% dos homens não têm o costume de cuidar de sua saúde. O urologista da clínica Dmi, Ricardo Matias, explica que sempre orienta aos homens a prevenção anual da doença e os cuidados necessários.

“Da mesma forma que as mulheres vão ao ginecologista, os homens também devem ir ao urologista a partir dos 40 anos, principalmente, para fazer a prevenção do câncer de próstata. Nessa prevenção é feita uma anamnese, um histórico clínico do paciente e o exame do toque para verificar a existência de alguma anomalia, uma alteração já inicial nessa próstata. Além disso, na sequência solicitamos a realização de alguns exames complementares, tais como ultrassonografia da próstata, exame do PSA e exame de urina”, informa.

Ricardo Matias relata que tem observado uma maior conscientização do público masculino. “Temos observado que, gradativamente, tem diminuído a questão do preconceito. Com as campanhas de conscientização, informações preventivas e o próprio Ministério da Saúde divulgando informativos, a população masculina tem se conscientizado da necessidade para o diagnóstico precoce e vem espontaneamente nesse mês de novembro, no qual a gente fala bastante sobre a saúde do homem, para fazer os exames preventivos. Realize seus exames preventivos e consultas na clínica Dmi”, finaliza o especialista.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: